domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mais de 100 baleias morrem encalhadas

Wellington – Mais de cem baleias-piloto foram arrastadas pelas marés para as margens da praia de Stewart Island e ficaram presas depois de a maré baixar. Foram encontradas por turistas, que reportaram o caso ao Departamento de Conservação.
Mais de uma centena de baleias foram descobertas, domingo, por um grupo de turistas perto de Mason Bay, de acordo com o Departamento de Conservação neozelandês (DOC). Dois técnicos seguiram de imediato para aquela ilha, no entanto «Quando lá chegaram, encontraram as baleias em águas muito pouco profundas, já na praia, com a maré a começar a recuar», explica o DOC em comunicado.

O Ministério de Protecção do Meio Ambiente revelou que nada pôde fazer para salvar as baleias que ainda estavam vivas, e tiveram de ser sacrificadas. «A eutanásia é uma decisão difícil de tomar mas foi tomada tendo em conta o bem-estar dos animais, para evitar sofrimento prolongado», afirmou Andy Roberts, gestor da área das Ilhas do Sul.

Um alerta de tempestade para aquela pequena ilha também prejudicou as operações de resgate para tentar salvar as baleias.

Nos últimos dois meses, pelo menos 38 baleias morreram por asfixia depois de ficarem presas em praias da Austrália e Nova Zelândia, onde estes casos são cada vez mais comuns.
 
 

1 comentário: